Pedro Filipe Soares segue em vantagem frente à direcção bloquista

Pedro Filipe Soares chega ao final desta tarde com mais uma vitória, a segunda, frente a Catarina Martins e a João Semedo, depois de chegar à IX Convenção que decorre hoje e amanhã em Lisboa com mais seis delegados do que os eleitos pela moção da actual direcção (262 contra 256).

Pedro Filipe Soares segue em vantagem frente à direcção bloquista

No final da votação das propostas de alteração aos estatutos do BE, que decorreu a sobressaltos, Soares conseguiu aprovar três propostas suas frente a duas saídas da Mesa Nacional, onde a actual direcção tem a maioria, e a uma outra aprovada na Mesa no início do mês com os votos contra dos líderes.

A regra da proporcionalidade na composição da Comissão Política foi aprovada. Isto significa que a partir de agora o órgão do partido responsável pela linha política dos bloquistas passa a ser constituída por elementos das moções menos votadas, em função do número de votos que cada uma delas vier a somar na Convenção.

A Comissão Política, constituída por 15 elementos, era composta até agora pela moção vencedora. Mas com a aprovação da regra da proporcionalidade já se antevê as dificuldades que a próxima direcção irá sentir na gestão política, já que  terá de lidar diariamente com os adversários da segunda moção mais votada naquele órgão do partido.

Catarina Martins e João Semedo votaram contra a proposta de Pedro Filipe Soares Soares na Mesa Nacional, por considerarem que devem apenas chegar à Comissão Políticas os membros eleitos pela moção vencedora.

As outras duas propostas de Pedro Filipe Soares aprovadas hoje dizem respeito à caducidade da inscrição dos aderentes do BE e à proposta de referendo interno com carácter vinculativa.

Sobre esta última proposta, a Mesa Nacional abria a possibilidade de referendo apenas para decidir o apoio do partido a uma candidatura Presidencial ou sobre acordos pré ou pós-eleitorais nacionais e sobre orientação de voto do partido sobre matéria constitucional ou de tratados internacionais. Do outro lado, Pedro Filipe Soares, Mariana Aiveca e Joana Mortágua abriam a possibilidade de referendos internos vinculativos sobre "questões de relevantes para a intervenção política" do BE. Venceu esta última proposta. 

ricardo.rego@sol.pt