Bloco sai da IX Convenção sem líderes

O BE sai da IX Convenção, que decorreu este fim-de-semana, em Lisboa, com uma liderança que só será clarificada na próxima Mesa Nacional. Isto porque as moções da dupla Catarina Martins/João Semedo, por um lado, e de Pedro Filipe Soares, por outro, somaram exactamente o mesmo número de votos, secreto, para a Mesa Nacional: 259…

Bloco sai da IX Convenção sem líderes

As duas moções que disputaram até à última o conclave vão ter de dialogar com vista a legitimar os nomes que irão coordenar o partido nos próximos dois anos. Catarina Martins e João Semedo estão em vantagem e os apoiantes da ‘Moção Unitária em Construção’ não conseguiram evitar a comemoração tímida de um resultado que embora de empate tem sabor a vitória. É que na votação das moções, ou seja, na votação às propostas que definem a estratégia política do partido, os votos de braço no ar dos delegados deram vitória à moção de Semedo/Martins: 266 votos, contra os 258 somados pela ‘Moção Plural’ de Pedro Filipe Soares. 

Uma das soluções para resolver este impasse pode ser a manutenção de Pedro Filipe Soares na liderança da bancada parlamentar. Mas os estatutos são omissos quanto a um empate na Mesa Nacional, órgão máximo entre Convenções, composto por 80 elementos, e o texto da moção da dupla Martins/Semedo diz apenas que os coordenadores são eleitos em função da lista mais votada entre os dirigentes para a Mesa Nacional. O que não aconteceu. Responsáveis bloquistas ligados à moção de Soares remetem para o próximo fim-de-semana, quando ocorre a Mesa Nacional, qualquer decisão. 

Sem discurso de vitória, João Semedo encerrou a IX Convenção do BE, um conclave onde o partido apareceu dividido e onde não faltaram críticas à ruptura de Pedro Filipe Soares, de Luís Fazenda e da UDP com a direcção eleita em 2011. “Entramos bloquistas, três dias depois todos saímos bloquistas. Este BE é melhor e mais forte do que era há três dias”, afirmou o coordenador da comissão política cessante, para deixar um apelo à “unidade” e à “responsabilidadde dade”. 

“A nova direcção do BE não tem que enterrar diferenças. Nós esclarecemos as diferenças mas também porque respeitamos as opinião. Mas que não reste qualquer dúvida: estas diferenças, esta disputa interna deve encerrar. O convite que fazemos é que esta disputa acabe, sem prejuízo das diferenças. A responsabilidade maior desta Mesa Nacional é desde a sua primeira reunião confirmar abertura a unidade de acção que sempre respondeu ao espaço que é o BE. A partir desta cultura de unidade, a Mesa Nacional deve definir um modelo de representação pública do partido que corresponde ao que aqui aprovamos. É este o nosso apelo. O nosso compromisso”, declarou João Semedo, que começou a sua intervenção por chamar todos os membros eleitos à Mesa Nacional, 80, par ao palco, entre eles Pedro Filipe Soares. 

A primeira Mesa Nacional pós Convenção está agendada para o próximo domingo.

Resultados da votação para a Mesa Nacional: 

Moção b: 51 votos
Moção e: 259 votos
Moção r: 32 votos
Moção u: 259 votos 

Distribuição de mandatos para a Mesa Nacional: 

Moção b: 7 eleitos 
Moção e: 34 eleitos 
Moção r: 4 eleitos 
Moção u: 34 eleitos 

ricardo.rego@sol.pt