Sócrates: Arménio Carlos defende que “políticos não são todos iguais”

O secretário-geral da CGTP admitiu hoje que casos como a detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates podem ser “um factor de descredibilização da política” e defendeu que os políticos “não são todos iguais”.

Sócrates: Arménio Carlos defende que “políticos não são todos iguais”

Arménio Carlos falava aos jornalistas no final de uma caminhada pelo centro histórico de Évora, no âmbito da Marcha Nacional contra a austeridade, convocada pela CGTP, que se prolonga até terça-feira.

"Se as medidas que agora foram anunciadas, nomeadamente no fim-de-semana, podem ser um factor de descredibilização da política, é verdade, podem ser, mas também é verdade que elas exigem por si mesmo uma reflexão daquilo que se está a passar e também uma maior separação das águas", disse.

O líder da CGTP sustentou que "é sempre errado fazer uma análise generalizada [dos políticos] e colocar todos no mesmo saco", alegando que, "tal como os trabalhadores não são todos iguais, também os políticos e os projectos políticos não são todos iguais".

No seu discurso, no final da marcha, Arménio Carlos exigiu uma mudança de política e uma resposta aos grandes problemas nacionais, nomeadamente o combate ao desemprego, através da criação de emprego com direito e salários adequados, o aumento de salários e reformas e a defesa dos serviços públicos.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates foi detido na sexta-feira à noite no âmbito de um processo de suspeitas de crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

Esta é a primeira vez na história da democracia que um antigo primeiro-ministro é detido para interrogatório.

Lusa/SOL