Livre e ex-BE esperam mais saídas

A IX Convenção do BE, este fim-de-semana, será seguida atentamente pelos ex-bloquistas reunidos na plataforma eleitoral independente que tem o apoio do Livre, do Fórum Manifesto e da Renovação Comunista. Não só porque o Fórum Manifesto (ex-tendência do BE, a que pertencem Ana Drago, Rui Tavares e Daniel Oliveira) e o Livre irão assistir aos…

Livre e ex-BE esperam mais saídas

Se Pedro Filipe Soares conquistar a liderança do BE e a UDP ganhar preponderância na direcção,  é maior a crença em novas saídas. Sob a mira do novo partido da esquerda estão militantes da ala bloquista mais moderada, a que pertencem Marisa Matias, José Gusmão ou José Manuel Pureza.

Independentes para todos os gostos

Entretanto, a plataforma eleitoral de Rui Tavares, Ana Drago e Daniel Oliveira abarca já activistas de quase todas as áreas da esquerda. Entre os 250 subscritores estão o ex-secretário de Estado do PS Ricardo Sá Fernandes, históricos do sindicalismo comunista, como Florival Lança, a activista Isabel do Carmo ou o histórico do PCP Carlos Brito. Figuras da cultura como JP Simões, Pacman (apoiante de Manuel Alegre nas Presidenciais) e Pilar del Río contam-se também entre os subscritores. Todos foram convocados para a reunião de dia 29, preparatória da primeira Convenção da plataforma, que deverá acontecer a 31 de Janeiro do próximo ano.

ricardo.rego@sol.pt e manuel.a.magalhaes@sol.pt