Maria de Belém ‘consternada’ acredita que caso não mancha PS

A presidente cessante do PS, Maria de Belém Roseira, mostrou hoje “consternação” pela pena de prisão preventiva aplicada a José Sócrates. E recusou que o caso possa manchar o PS e a sua actividade política. 

Maria de Belém ‘consternada’ acredita que caso não mancha PS

“Há uma enorme tentação de manchar as instituições através das pessoas. As instituições são uma coisa e as pessoas são outra. O que devemos preservar em democracia é o bom nome dos partidos”, afirmou a deputada socialista, sublinhando que as actividades das pessoas e dos partidos são coisas diferentes.

Questionada sobre se a detenção do ex-primeiro-ministro ensombrará o Congresso do partido que decorre este fim-de-semana, a deputada afirmou que, “como é evidente, há muitas pessoas que estarão tristes e incomodadas”, mas que os trabalhos do Congresso têm uma agenda própria e decorrerão “adequadamente”. “Às vezes temos um problema na esfera privada, mas na esfera pública a agenda é outra”, comparou. 

Para Maria de Belém a detenção Sócrates “não deve desviar o PS do que é a afirmação dos seus ideais e da alternativa para o país”. Além disso, “a Justiça tem o seu papel e é separada e ainda bem que assim é”, frisou.

sonia.cerdeira@sol.pt