Curiosidade por Sócrates atrai populares à prisão de Évora

A curiosidade fez hoje aumentar o movimento junto ao Estabelecimento Prisional (EP) de Évora, com várias pessoas a escolherem beber a bica e trocar “dois dedos de conversa” na zona, comentando a chegada do “novo vizinho” José Sócrates.

Curiosidade por Sócrates atrai populares à prisão de Évora

Ao lado do estabelecimento prisional, onde o ex-primeiro-ministro José Sócrates se encontra em prisão preventiva, aqui e ali, algumas pessoas passam ou param e olham para o edifício, enquanto fazem conversa umas com as outras, acabando por seguir o seu rumo, momentos depois.

A presença dos jornalistas também se faz notar e suscita a curiosidade dos populares, que têm aproveitado a pastelaria localizada nas imediações para apreciar a movimentação e dar "dois dedos de conversa".

A pastelaria, "normalmente, tem movimento, mas hoje em especial. Por causa do novo vizinho temos tido mais movimento", disse à agência Lusa Diogo Carocho, funcionário do estabelecimento de restauração.

A pastelaria abriu, como diariamente, às 07:30 e, a essa hora, continuou, "já havia algumas pessoas na rua, mas não muitas".

"Só depois, com o decorrer da manhã e com as notícias, é que começou a aparecer mais gente", realçou o funcionário.

O edifício onde está instalada a pastelaria é de apartamentos e, na habitação mesmo por cima do estabelecimento, um morador fez questão de colar um cartaz na janela que diz: "Não quero o Sócrates como vizinho".

Uma das televisões do café, junto à janela, como é habitual neste estabelecimento, também está virada para o exterior, podendo quem passa dar uma "espreitadela" às últimas notícias da emissão.

No interior, quem já tomou a bica ou o pequeno-almoço, vai tentado saciar também a curiosidade.

"[Perguntam] o normal, se já aí está o senhor, se não está, o movimento. Estão sempre a fazer esse tipo de comentários", afirmou Diogo Carocho.

Na rua, José Patoleia, de 65 anos, de mãos nos bolsos e olhar fixado no estabelecimento prisional, também não resistiu hoje a dar a sua volta por esta zona.

"É raro parar aqui, mas hoje passei e reparei nisto. Estou a observar aqui o movimento", relatou, explicando ter visto o aparato das televisões: "Lembrei-me de vir ver o que se passava".

"Se calhar é para trazerem para aí algum preso, não? Não sei, uns dizem que é um, outros dizem que é outro", perguntou à Lusa, ainda sem certezas sobre o novo "vizinho".

Ao saber que está confirmada a prisão preventiva de Sócrates na prisão da cidade, localizada na periferia do centro histórico, argumentou: "Para mim são todos iguais. Desde que façam mal, têm que pagar por aquilo que fizeram. Se não fizeram, está mal [que esteja em prisão preventiva]", declarou.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates vai ficar detido no EP de Évora, onde já passou a noite, depois do primeiro interrogatório judicial e de ter sido colocado em prisão preventiva, assegurou hoje à Lusa fonte prisional.

De acordo com a mesma fonte, foi atribuído a José Sócrates o número de preso 44, naquele estabelecimento prisional. 

O ex-primeiro-ministro é o primeiro ex-chefe de governo da história da democracia portuguesa a ficar em prisão preventiva, indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção.

Os outros dois arguidos em prisão preventiva no âmbito do "processo Marquês", encontram-se presos preventivamente no Estabelecimento Prisional Anexo às Instalações da Policia Judiciária, na rua Gomes Freire, em Lisboa, confirmou a mesma fonte.