Vida

As canções de embalar promovem a memória dos bebés

Cantar uma música de embalar para acalmar as crianças já se tornou um hábito em muitas casas. Mas aquilo que provavelmente não sabe é que essas melodias estão a melhorar a memória do seu bebé.

O estudo, publicado na revista cientifica Infant Behaviour and Development, mostra que é mais provável que os bebés se lembrem de qualquer coisa se essa memória estiver associada a uma emoção positiva ou se o afectar positivamente, cita o Daily Mail.

Os investigadores sentaram os bebés em frente a um ecrã e, pouco depois, surgia uma pessoa a falar com eles com uma voz feliz, neutra ou zangada. Logo em seguida, surgia uma imagem geométrica.

Testaram as memórias dos bebés ao mostrarem duas imagens uma ao lado da outra: uma que já tinham visto e outra diferente, cinco minutos depois do primeiro teste e no dia seguinte.

Apesar de os bebés com alguns meses não falarem, os cientistas analisaram a forma como estes respondem  aos estímulos pelo movimento dos olhos e o tempo que ficam a olhar para uma imagem.

Concluíram que a memória não melhorava se a figura geométrica estivesse associada à voz negativa mas os bebés recordavam-se muito mais da figura que tivesse sido acompanhada pela voz feliz.

Assim, da próxima vez que se sentir demasiado cansado para ‘cantarolar’ para o seu filho, lembre-se que pode estimular a sua memória. E, convenhamos, não custa nada.