Sócrates: “A Justiça nada tem a ver com a política”

Os últimos dias voltaram a trazer para a discussão pública a questão de saber se há ou não uma ligação entre política e processos judiciais. Nas reacções à detenção de José Sócrates houve quem como João Soares defendesse que a actuação dos agentes judiciais constituiu uma “tentativa de humilhação” e quem como António Costa pedisse…

Entre os que se indignaram com a forma como Sócrates tem sido tratado desde que foi emitido o seu mandato de captura e os que defendem que a Justiça está a fazer apenas o seu trabalho, as opiniões têm-se extremado cada vez mais.

Mas há três anos, era o próprio Sócrates quem garantia não haver qualquer ligação entre a política e a actuação da Justiça.

Em 2011, a noite da derrota eleitoral ficou, aliás, marcada por uma pergunta da Rádio Renascença que apanhou José Sócrates de surpresa. A questão da repórter foi recebida com uma chuva de apupos e protestos de socialistas que quase não deixavam Sócrates esboçar uma resposta.

A Renascença queria saber se Sócrates receava que o resultado das legislativas abrisse caminho a novos processos judiciais em torno de casos como o Face Oculta ou o Freeport. E o ex-primeiro-ministro garantia não conseguir perceber a questão, obrigando a jornalista a repetir a pergunta.

“Eu não consigo compreender essa pergunta pela simples razão que a Justiça nada tem que ver com a política”, acabou por responder José Sócrates.

“O que eu desejo é viver num país em que essa separação seja absolutamente ao serviço do Estado de Direito”, acrescentou, perante os aplausos dos seus apoiantes.

Veja aqui o vídeo.

margarida.davim@sol.pt