A criatividade é o limite

O projecto surgiu durante o Verão de 2008. “Somos amigas há muito tempo e passamos férias juntas em Vila Nova de Milfontes. Um dia fomos jantar e vimos uma toalha com um patchwork muito engraçado. Começámos a olhar e dissemos ‘mas nós somos capazes de fazer isto’”. E assim foi. Compraram tecidos, juntaram-nos para criarem…

“Depois pensámos: o que vamos fazer com isto?”. A resposta foi pronta: “vender às amigas!”. Fizeram um lanche, convidaram-nas e apresentaram-lhes as toalhas que tinham vindo a fazer. “Vendemos tudo”, contam. Depois das amigas vieram as amigas das amigas, até terem chegado às várias encomendas. Hoje a Milpanos deixou de ser apenas um hobby para ser uma pequena empresa de design que faz muito mais do que toalhas de mesa.

Já os tecidos vêm de excedentes de fábricas nacionais, do Norte do país – “temos materiais fantásticos em Portugal”, afirmam. E como querem qualidade e variedade, conseguem encontrar em cada fábrica a multiplicidade de padrões a que já habituaram os seus clientes. De resto, todo o trabalho criativo é feito pelas sócias que, no seu ateliê em Lisboa, concebem cada um dos projectos do zero e em edição única, já que nunca repetem a mesma conjugação de tecidos. 

Uma garantia que já lhes granjeou vários clientes, como o Hotel Tiara em Lisboa, para o qual decoraram o restaurante, além da suite dessa mesma unidade hoteleira. Fazem também projectos para eventos ou decoração de espaços de turismo rural. Para quem quiser ver in loco este projecto, além do ateliê, Rita e Ester têm os seus ‘panos’ à venda em lojas de decoração como a Hangar Design Store, a Paris: Sete ou a novíssima This&That, no Príncipe Real. 

E apesar de terem começado com toalhas de mesa, hoje criam também almofadas, mantas, cortinados, colchas e projectos de decoração à medida. “De facto, o que mais gostamos é quando o cliente vem ter connosco com uma ideia”, reconhecem.

patricia.cintra@sol.pt