Politica

Cante alentejano: Cavaco manifesta 'grande alegria' pela distinção da UNESCO

O Presidente da República manifestou hoje "grande alegria" pela distinção do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, sublinhando que "é o reconhecimento do valor da cultura portuguesa".

"É o reconhecimento do valor da cultura portuguesa, neste caso, um canto do povo que reflecte de alguma forma a beleza das planícies alentejanas", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Felicitando todos os grupos de cante alentejano e todos os que contribuíram para o sucesso do projecto, Cavaco Silva lembrou que há dois anos organizou uma sessão de cante alentejano, num "contributo" para esse projecto.

"Vai dar um novo conhecimento a um canto popular do povo, da terra e vai ajudar a projectar Portugal a nível internacional", acrescentou.

A distinção foi aprovada hoje de manhã, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que está reunido esta semana em Paris (França).

O comité aprovou a candidatura do cante alentejano e a sua inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Lusa/SOL