Estudo alerta: os enfermeiros são os funcionários públicos mais mal pagos

Se compararmos salários com o nível de formação exigido para o exercício da profissão, os enfermeiros são os profissionais mais mal pagos do sector público. A conclusão é da historiadora Raquel Varela, coordenadora do Grupo de Estudos do Trabalho da Universidade Nova de Lisboa, num artigo publicado na revista especializada daquele grupo profissional, Enfermagem e…

Além das remunerações abaixo da média, os enfermeiros estão ameaçados com a volubilidade das leis laborais. As relações de trabalho já não são o que eram: tal como noutros sectores profissionais, a precarização parece começar a ser regra, acentua a investigadora no referido artigo, citado por um comunicado da Ordem dos Enfermeiros, com profissionais despedidos para serem readmitidos como trabalhadores precários, o que lhes degrada a remuneração e a estabilidade laboral. Passam, nestes casos, “a ganhar em média 30 a 40 por cento menos” de salário.

A degradação profissional acentua-se, ainda, com o aumento dos turnos com horas extraordinárias para se evitar a contratação de novos profissionais. As poupanças a este nível são ineficazes, alerta a Ordem, citando a historiadora – “Os exemplos de investir em cuidados de enfermagem são quase infinitos. E todos eles acarretam melhores condições laborais para os enfermeiros, melhores cuidados de saúde para a população e gestão mais eficiente dos orçamentos públicos de saúde”, diz, e adverte ainda para os riscos da subcontratação e dos serviços privados dentro do Sistema Nacional de Saúde, que “têm criado simultaneamente menos produtividade e mais lucro – tudo à custa dos salários dos profissionais de saúde”.

ricardo.nabais@sol.pt