Regresso ao vinil? A culpa é do rock

Desde 1996 que não se vendiam tantos discos de vinil no Reino Unido. A culpa é do rock e, essencialmente, de três dos seus representantes.

Com Lazaretto, Jack White conquistou mesmo o título de LP mais vendido da história, com mais de 60 mil discos vendidos – sendo que 40 mil escoaram logo na semana de lançamento. Também AM, dos Arctic Monkeys, e The Endless River, dos Pink Floyd, ajudam a impulsionar este regresso ao gira-discos.

Segundo o jornal britânico The Guardian, foram vendidos no Reino Unido um milhão de LP este ano, contra os 780 mil do ano anterior. A expectativa é que o número ainda cresça com o Natal até aos 1,2 milhões de discos comercializados. Também nos Estados Unidos, no primeiro semestre de 2014, a venda do vinil registou um aumento de 41%, com 6,5 milhões de cópias vendidas.

Ainda assim, o formato representa apenas 3,5% do total de vendas de discos no país, enquanto em Terras de Sua Majestade representa 2%. De qualquer forma, parece que a tendência está a crescer, sendo que é um clássico, o rock, a dar nova vida a outro clássico. 

filipa.moroso@sol.pt