Beleza nas “contas de mercearia”

A meio da tarde o ambiente é morno no palco do congresso, mas quente nos bastidores. É esta a altura em que fazem as listas para os órgãos nacionais e Álvaro Beleza, o nome mais solicitado na ala segurista, é o responsável por compor a quota de nomes de militantes afectos à anterior direcção. 

Beleza nas “contas de mercearia”

Há um nervoso miudinho nas hostes seguristas. "Onde é que está o Álvaro?", impacientava-se um dirigente regional fora da sala. "Está na altura das contas de mercearia", ironizava um socialista, sem lhe conseguir dar resposta.
 
Do acordo que Beleza fez com Costa resulta que terá a sua ala representada na Comissão Nacional e da Comissão Política Nacional. Não sabe porém se terá também assento no Secretariado. À entrada da FIL, Álvaro Beleza sublinhava que a convergência política não tinha de ser absoluta. 
 
"O PS é um partido de mulheres e homens livres. Não temos de concordar com tudo". Questionado sobre a inclusão de apoiantes do anterior líder no Secretariado, o órgão executivo de direcção do PS, Beleza disse que desconhecia o assunto. "Não houve convresas sobre isso" com António Costa, revelou. 
 
O acordo de inclusão de seguristas na direcção não abrange este órgão, mas os estatutos do partido alargaram de 11 para 15 membros o secretariado e existe a expectativa de que Beleza e outros apoiantes de Seguro entrem no círculo mais próximo de Costa.

manuel.a.magalhaes@sol.pt