Cancelados 28 voos no aeroporto de Lisboa

Vinte e oito voos, entre partidas e chegadas, foram já cancelados no Aeroporto de Lisboa desde as 0:00, em dia de greve dos tripulantes de cabine da TAP, revela a página Internet da ANA — Aeroportos de Portugal.

Cancelados 28 voos no aeroporto de Lisboa

De acordo com informações da ANA, actualizadas às 08:45, estão canceladas 16 partidas e 12 chegadas, sendo que a maioria dos voos é referente a deslocações domésticas.

Cancelados também estão, por exemplo, viagens de Lisboa com destino a Belo Horizonte (Brasil), Hamburgo (Alemanha), Zurique (Suíça), Amesterdão (Holanda), Madrid (Espanha) ou Milão (Itália).

No que se refere a chegadas de voos internacionais, estão somente cancelados dois voos provenientes de Munique e Berlim (Alemanha).

Os tripulantes de cabine da TAP iniciaram às 00:00 de hoje o primeiro de dois dias de greve para exigir o cumprimento do acordo de empresa em vigor desde 2006, após conversações do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) com a empresa que este considerou infrutíferas.

A 15 de Outubro, o SNPVAC entregou um pré-aviso de greve de quatro dias, repartido em dois períodos: o primeiro foi a 30 de Outubro e 01 de Novembro e o segundo cumpre-se hoje e a 02 de Dezembro.

Na quinta-feira, fonte oficial da companhia aérea disse à Lusa que a TAP contactou a "larguíssima maioria dos passageiros" com voos marcados para hoje e terça-feira para reprogramarem as suas viagens e que encara a greve de dois dias com "absoluta tranquilidade".

No entanto, a mesma fonte assinalou que estão em causa prejuízos diários de cerca de cinco milhões de euros, além de se afectar a "reputação e imagem da TAP". 

Por sua vez, os trabalhadores da SPdH (Groundforce), PORTWAY e empresas de trabalho temporário no 'handling' (assistência nos aeroportos), afectos ao Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), vão realizar uma greve de 24 horas na segunda-feira, dia 01 de Dezembro.

Os trabalhadores reivindicam a negociação e a criação de um contrato colectivo para o setor do 'handling', que abranja todos os trabalhadores, independentemente do operador.

Lusa/SOL

[Notícia actualizada às 11h59]