Mário Soares aplaudido à entrada da FIL: ‘Vim aqui para ouvir’

Mário Soares prometeu e cumpriu. Faltavam poucos minutos para o meio-dia quando o fundador do PS chegou à Feira Internacional de Lisboa, onde decorreu este fim-de-semana o XX Congresso dos socialistas. Soares não respondeu às perguntas dos jornalistas, nomeadamente sobre o impacto da detenção de José Sócrates no partido, mas foi ovacionado pelos militantes que…

Mário Soares aplaudido à entrada da FIL: ‘Vim aqui para ouvir’

"Vim aqui para ouvir e para dar um abraço a um amigo (António Costa). Não para falar", disse o ex-Presidente da República que recebeu um forte aplauso à medida que se aproximava da porta que dá acesso ao recinto onde os socialistas estão reunidos desde ontem para consagrar António Costa na liderança do partido, sucedendo a António José Seguro. 

Escassos minutos antes, pelo lado esquerdo, entrava Jorge Sampaio. A sua presença no encerramento da reunião magna dos socialistas não era dada como certa, mas o ex-Presidente da Republica fez questão de aparecer para sinalizar o seu apoio a Costa. Em declarações aos jornalistas, admitiu que o caminho do PS vai ser "muito exigente" até às Legislativas do próximo ano, mas disse ter esperança no efeito do Congresso junto dos portugueses. 

"O caminho vai ser muito exigente mas as eleições primárias abriram o partido para fora. Este Congresso é para os portugueses e os portugueses estão a segui-lo atentamente", afirmou Jorge Sampaio à entrada para a FIL. 

ricardo.rego@sol.pt