MNE visita Angola este mês

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, realiza este mês uma visita de trabalho a Angola, foi hoje anunciado em Luanda pelo embaixador de Portugal em Angola.

MNE visita Angola este mês

João da Câmara falava à saída de um encontro com o vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, a quem entregou uma mensagem do vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas.

O embaixador português referiu que a visita de Rui Machete deverá ajudar a relançar a comissão mista entre Angola e Portugal, acrescentando que "há uma série de matérias que estão pendentes, que podem ajudar no relacionamento".

Sobre a mensagem de Paulo Portas, o diplomata referiu que sublinha a necessidade do reforço da cooperação entre os dois países.

Lisboa e Luanda tinham acordado a realização da primeira cimeira bilateral, que deveria decorrer em Fevereiro deste ano, em Angola, mas em Outubro de 2013 o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, anunciou o fim do projecto para estabelecer uma cooperação estratégica com Portugal. 

Alguns dias antes, em entrevista à Rádio Nacional de Angola, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, tinha pedido desculpa a Luanda pelas investigações do Ministério Público português, declarações que provocaram polémica em Lisboa.

Lusa/SOL