Ex-Presidente do BPP lança o livro ‘Arma Crítica’

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), irá lançar um livro brevemente.

Ex-Presidente do BPP lança o livro ‘Arma Crítica’

No seu blogue pessoal, “Arma Crítica”, João Rendeiro escreveu na passada sexta-feira estar em contagem decrescente para o lançamento do livro. “ […] O lançamento do meu livro que incorpora muitos dos textos que aqui publiquei no Arma Crítica desde 2011.”

O fundador e ex-presidente do BPP justifica o livro com uma “reflexão sobre uma realidade que foi fluindo no tempo e  que hoje merece ser analisada à luz dos acontecimentos, muitos deles previsíveis”.

João Rendeiro, acusado de gestão danosa e insolvência culposa no BPP, promete apresentar mais novidades em breve e publicar no seu blogue alguns dos textos que foram seleccionados para o livro.

No mesmo post, João Rendeiro remete para um texto escrito a 6 Junho de 2011 com o título “Enterro de Sócrates”. “O enterro político de José Sócrates – apesar de o considerar uma pessoa completamente detestável – também não me dá nenhum prazer. Quer se queira quer não foi nele que milhões de portugueses confiaram a gestão dos seus destinos com os resultados que se conhecem.”

João Rendeiro está inibido de exercer actividade comercial durante oito anos, na sequência da decisão do Tribunal do Comércio em Maio deste ano. Este processo surgiu na sequência de um parecer da comissão liquidatária. Estão ainda em curso outros processos, como o processo-crime principal, na sequência da intervenção das autoridades no BPP em 2008, e o da sociedade Privado Financeiras, veículo criado para investir do universo do Banco de Portugal.

Entre os últimos textos publicados por João Rendeiro encontram-se temas como “Impacto económico dos Vistos Gold” ou “Offshores na União Europeia”, entre muitos outros.

sandra.a.simoes@sol.pt