Um Nobel para os mais novos

Todos os anos é igual: de Estocolmo chega a notícia de um novo Nobel da Literatura, muitas vezes quase desconhecido para a grande maioria dos leitores e, nas semanas e meses que se seguem, as livrarias enchem-se dos seus livros, seja em novas traduções, seja em reedições de livros há muito retirados de circulação.

Este ano não foi excepção. Depois de, em Outubro, o nome de Patrick Modiano ter sido anunciado como o vencedor do Nobel da Literatura de 2014, os seus livros têm vindo a ser reeditados pelas editoras portuguesas que o foram publicando ao longo dos anos. E embora, até agora, este não fosse um bestseller, certo é que uma grande parte do público leitor tem vindo a descobrir, ou redescobrir, a sua obra, com uma curiosidade renovada. 

Mas, desta feita, não são só os adultos a terem o prazer de desfrutar das suas letras.  O autor escreveu, também, para os mais novos. E o primeiro destes livros acaba de ser publicado pela Presença, mesmo a tempo do Natal. 

A História de Catherine, dirigido a um público infanto-juvenil a partir dos nove anos, conta com ilustrações de Sempé, e narra, lá está, a história de Catherine, uma menina que gostaria de vir a ser bailarina, à semelhança da sua mãe, que vive em Nova-Iorque. Mas, tal como o seu pai, Catherine usa óculos. Óculos esses que tem de tirar para dançar. E é entre dois mundos que a pequena Catherine vive: o mundo real, que vê quando está de óculos postos, e um mundo imaginário, suave, feito de sonhos, que vê quando tira os óculos e começa a dançar. Uma história feita de cumplicidades entre pai e filha, passada nos anos 60, no bairro parisiense da Gare du Nord.

Nascido em 1954 há muito que Patrick Modiano era visto em França com um dos grandes escritores vivos. Foi o 15.º autor francês a receber o Nobel da Literatura. Já Jean-Jacques Sempé nasceu em Bordéus, em 1932, sendo autor de cerca de três dezenas de obras ilustradas, colaborando, regularmente, com publicações como l’Express, Telerama e New Yorker e tendo exposto os seus desenhos em várias galerias internacionais. Criou as ilustrações para A História de Catherine em 1988. Um luxo de livro. 

rita.s.freire@sol.pt