Mota Soares anuncia investimento de 450 milhões no apoio à deficiência

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social  anunciou hoje que cerca de 450 milhões de euros dos fundos comunitários ‘Portugal 2020’ serão aplicados na criação de novas respostas na área da deficiência.

Mota Soares anuncia investimento de 450 milhões no apoio à deficiência

Estas respostas visam privilegiar a autonomia das pessoas com deficiência e evitar a sua institucionalização, através da prestação de cuidados e serviços nas suas próprias casas, explicou Luís Pedro Mota Soares, nas comemorações do Dia das Pessoas com Deficiência, organizadas pelo Instituto Nacional de Reabilitação.

Segundo o ministro, que considerou “prioritário o reforço das respostas sociais” nesta área, está prevista a criação de uma rede de cuidados para cuidadores, a criação de uma rede de reabilitação de proximidade para crianças e jovens com deficiência e a criação de um modelo de intervenção integrada para as situações de diagnóstico duplo.

“Queremos um aumento do número de respostas das instituições cuidadoras e da sua qualificação” e “medidas de qualificação e apoio ao emprego, formação e capacitação”, explicou Mota Soares acrescentando que se pretendem “mais vagas em centros de atividades ocupacionais, em lares residenciais e um serviço de apoio domiciliário mais abrangente, para que se possa dar um apoio maior a estas famílias”.

À margem das comemorações, o ministro afirmou que, ao longo deste ano, foram celebrados 81 novos acordos de cooperação com este objectivo e actualmente existem “cerca de 12.000 vagas com um número recorde de comparticipação”, num total de 65 milhões de euros anuais.

sofia.rainho@sol.pt