Joan Baez regressa a Portugal

É já nesta Primavera que a cantora norte-americana Joan Baez regressa a Portugal para dois concertos. Aquela que é considerada uma das grandes vozes da música folk norte-americana vai subir ao palco do Coliseu do Porto no dia 31 de Março e ao dos Recreios, em Lisboa, logo no dia seguinte, dia 1 de Abril. 

Aos 73 anos, Joan Baez conta já com uma longa carreira atrás de si, tendo-se estreado em palco com apenas 18 anos, em 1959, no Newport Folk Festival. Desde então, editou mais de 30 álbuns, onde se incluem temas em nome próprio ou de outros músicos e bandas, como Diamonds & Rust,The Night They Drove Old Dixie Down e Farewell, Angelina. 

Um dos rostos musicais mais reconhecidos da contracultura norte-americana dos anos 60, Baez é, desde sempre, uma grande activista política, tendo estado ao lado de figuras como Martin Luther King e Nelson Mandela e sendo uma voz activa contra a guerra no Vietname e na luta pelos direitos humanos, seja ao lado de organizações como a Amnistia Internacional, seja opondo-se à pena de morte, seja através da sua própria ONG ou das canções a que tem vindo a dar voz ao longo dos anos. Recentemente não só apoiou publicamente Obama como cantou num concerto de apoio ao movimento Occupy Wall Street.

O seu último álbum de originais, Day After Tomorrow, foi lançado em 2008 pelo que, nestes dois concertos primaveris em Portugal, o público poderá esperar uma espécie de revisão da sua carreira, prometendo-se uma espécie de best off.

rita.s.freire@sol.pt