Cavaco disponibiliza intervenções de todos os Presidentes

A partir desta sexta-feira já vai poder consultar e ler todas as intervenções de todos os chefes de Estado desde a implantação da República, em 1910.

A informação vai estar disponível numa base de dados criada na página da Presidência. Ao todo são cerca de 5000 intervenções, que incluem discursos, declarações, comunicações, mensagens e entrevistas.

Para a Presidência da República, este documentos “assumem elevada relevância política e histórica”, constituindo “um importante contributo cultural e cívico, enquanto veículo de informação ao serviço dos cidadãos, incluindo os portugueses da Diáspora, bem como ferramenta de trabalho para a comunidade académica nacional e para investigadores de outros países, principalmente nos domínios da Ciência Política e da História Contemporânea de Portugal”, refere um comunicado hoje enviado por Belém.

“Cobrindo, atualmente, e de forma exaustiva, o período posterior ao 25 de abril de 1974, este repositório reúne, assim, as intervenções dos Presidentes António de Spínola, Francisco Costa Gomes, António Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio, bem como as que o Presidente Aníbal Cavaco Silva proferiu até ao momento. Por outro lado, inclui já mais de meio milhar de intervenções de oito Chefes de Estado da 1ª República e do Estado Novo”, acrescenta a Presidência no mesmo texto.

Desenvolvida e atualizada pelos serviços de documentação e arquivo de Belém, pode aceder-se à base de dados através da página da Presidência da República na Internet ou diretamente em www.biblioteca.presidencia.pt.

sofia.rainho@sol.pt