Cultura pop em 30 mil m2

   

Os mundos da banda desenhada, cinema, televisão e videojogos encontram-se até amanhã, domingo, na Exponor, em Matosinhos, na maior convenção de cultura pop jamais realizada em Portugal.

A primeira edição da Comic Con Portugal vai ocupar 30.000 metros quadrados, cinco pavilhões e seis auditórios, entre painéis de discussão, sessões de autógrafos, jogos, workshops e exposições, alguns deles com a presença de actores de Hollywood. Natalie Dormer, Morena Baccarin, Seth Gilliam e Tom Riley (das séries Guerra dos Tronos, Segurança Nacional, The Walking Dead e Da Vinci's Demons, respectivamente) são alguns dos nomes confirmados.

"Há um ano nunca imaginei ter o cartaz que temos hoje. É difícil convencer as celebridades a participar numa primeira edição e foi complicado explicar o conceito aos potenciais parceiros. Somos um festival que tem música mas que não é de música e muitos perguntavam-se sobre o que fazem actores numa convenção durante um dia inteiro. Para o ano será mais fácil", revelou o director-geral Paulo Cardoso, na conferência de imprensa de apresentação do evento, na terça-feira.

As Comic Cons são um formato originário dos Estados Unidos e que, como o próprio nome indica, cresceram de pequenas convenções de comics (banda desenhada) até grandes formatos mais abrangentes. Hoje realizam-se em várias partes do mundo, mas a versão mais prestigiada tem lugar em San Diego, na Califórnia, onde as 130.000 entradas para a edição de 2014 esgotaram em hora e meia. 

A Comic Con Portugal aponta para uma meta mais modesta: 20.000 visitantes (um número que estava "muito próximo" de alcançar), sendo que uma boa parte deverá ser originária de Espanha. 

Os bilhetes diários custam 9,99 euros para as crianças, entre 19,5 e 22,5 euros para os adultos e um passe para todo o fim-de-semana fica por 45 euros.

Paulo Cardoso garantiu que o evento já tem as próximas quatro edições garantidas, sempre no Norte do país, e que "daqui a uns anos" estará "lado a lado ou muito próximo" das melhores Comic Cons mundiais.
 

(Foto: A actriz Natalie Dormer vai estar em Matosinhos.)