Sete alimentos que ajudam a ganhar músculos

Dedicar-se ao treino no ginásio não é suficiente para ter os músculos desenvolvidos e tonificados. Tem de se ajudar com a alimentação e se o objectivo é o ganho de massa muscular, então saiba que tem de ingerir proteínas e hidratos de carbono. 

Além disso, de acordo com um estudo da Pennsylvania State University College of Medicine, a leucina – aminoácido existente nos alimentos proteicos – é especialmente útil para o crescimento dos músculos.

Com base neste estudo, a revista Veja elaborou uma lista de sete alimentos que não pode dispensar se quer músculos bem constituídos.

Cereais e pães integrais

Com baixo índice glicémico, ricos em fibra e com hidratos de carbono que transformam o açúcar no organismo de forma lenta, oferecem sensação de saciedade.

Batata Doce

A batata doce também é composta de hidratos de carbono de baixo índice glicémico. O consumo destes hidratos ao longo do dia é importante para regenerar o desgaste muscular provocado pelos treinos.

Mandioca

Este é outro alimento de baixo índice glicémico, mas não tem um baixo índice calórico e por isso deve ser comido com moderação.

Carne vermelha

Excelente fonte de proteína de alto valor biológico, contém o tal aminoácido essencial para o desenvolvimento muscula: a leucina.

Carnes brancas

Têm proteína, mas menos gordura saturada do que a carne vermelha, por isso são boas fontes proteicas para intercalar com os bifes de vaca.

Leite

Também no leite se encontra a leucina e aminoácidos que são absorvidos na totalidade pelo organismo.

Ovo

É na clara que reside a albumina, aminoácido importante para o crescimento muscular. O ovo é também uma boa fonte proteica.

SOL