Contra o Bloco Central

A avaliar pelos prognósticos anteriores de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa está a ser um ‘génio’ pela forma como conseguiu conduzir o Congresso do PS à margem do caso Sócrates. Penso que realmente se tem portado muito bem, como a generalidade dos partidos, nesse assunto.

Outra coisa em que estou de acordo com Costa, é na sua negativa de princípio a uma politica de alianças com vista ao Bloco Central, mesmo com outra direcção do PSD. Embora lamente que esta posição possa ser aproveitada para a actual direcção do PSD se barricar, e procurar evitar que o partido regresse aos seus princípios, acho, como Costa, que o Bloco Central limitaria muito as alternativas eleitorais, pelo que não convém nada ao eleitorado. E tenho consciência de estar nisto contra o Presidente Cavaco, que na minha opinião, e apesar das chamadas politicas de betão e de o crescimento económico o terem desviado de uma contenção com vista ao futuro, foi o melhor primeiro-ministro de sempre em Portugal.

Claro que há na sua direcção pessoas que acham as politicas fracturantes vindas do nazismo uma atitude progressista. Com isso não posso concordar. Mas parece ser o meu fado estar sempre contra – embora acredite com satisfação numa folgada vitória do PS nas próximas legislativas.