Primeira prestação para compra do BESI paga até 19 de Dezembro

A primeira prestação para a compra do BESI pela Haitong Internacional Holding Limited (HTIH), no valor de 56,85 milhões de euros, será paga até 19 de Dezembro, anunciou aquela empresa chinesa.

Primeira prestação para compra do BESI paga até 19 de Dezembro

A informação foi prestada à Bolsa de Hong Kong na terça-feira, já depois do fecho do mercado de capitais daquela Região Administrativa Especial da China, onde a HTIH está cotada e tem a sua sede.

Subsidiária da Haitong Securities, empresa financeira estatal, sedeada em Xangai, a HTIH vai comprar o BESI ao Novo Banco por 379 milhões de euros, conforme acordo celebrado na segunda-feira em Lisboa.

A finalização do acordo está agora "dependente das necessárias aprovações, nomeadamente junto do Banco de Portugal, da Comissão Europeia, das autoridades da concorrência e de um conjunto de outras autoridades que exercem supervisão directa sobre a entidade compradora", indicou o Novo Banco à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM).

Depois de cumpridas todas as formalidades e o pagamento do montante total da aquisição, o BESI "passará a ser uma subsidiária directa do HTIH", diz o comunicado da empresa chinesa.

A Haitong é o quarto grande grupo chinês a investir em Portugal nos últimos três anos, depois da China Three Gorges, da State Grid e da Fosun.

A compra do BESI "trará um significativo valor estratégico" à Haitong, proporcionando nomeadamente a "partilha de canais de venda, fontes financeiras e relacionamento entre clientes", assinala o comunicado da empresa chinesa.

A Haitong afirma também que "está optimista quanto à expansão dos negócios relacionados com a banca de investimento".

De acordo com o site da empresa, a Haitong foi uma das primeiras companhias de valores mobiliários da China, fundada em 1988, e conta hoje com cerca de 4,6 milhões de clientes. 

Lusa/SOL