Exército israelita mata ministro palestiniano

Ziad Abu Ein, ministro da Autoridade Palestiniana (AP) para os colonatos, morreu esta quarta-feira na sequência de confrontos com membros das Forças de Defesa Israelitas (IDF) na Cisjordânia. O Presidente da AP, Mahmoud Abbas, já anunciou a abertura de uma investigação a um acto que considera “barbárico” e que “não poderá ser aceite ou silenciado”.

Exército israelita mata ministro palestiniano

O ministro estava entre mais de uma centena de manifestantes palestinianos e estrangeiros que, junto ao comité de resistência aos colonatos judeus e ao muro que separa os dois países na Cisjordânia, seguiam com o objectivo de plantar oliveiras junto a um novo colonato israelita. 

O grupo foi interceptado por um cerca de 15 soldados israelitas, que dispararam tiros de gás lacrimogéneo antes de deter alguns dos activistas. Foi nesse momento que Abu Ein caiu imobilizado no chão, tendo depois sido transportado numa ambulância para um hospital em Ramallah, onde acabaria por falecer. 

O que terá provocado a queda é que ainda não é claro: a Reuters avança que Abu Ein foi atingido por uma mão de um soldado, enquanto o israelita Ynet relata uma agressão com o cano de uma espingarda.

Abbas já decretou três dias de luto nacional da Palestina, enquanto o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Riyad al-Maliki, acusou Israel de “assassinar” Ziad Abu Ein e garantiu que o Estado judaico “irá pagar” pelo sucedido.

“Tomaremos as medidas necessárias depois de sabermos os resultados da investigação”, garantiu Abbas. Na Faixa de Gaza, o Hamas informou estar “de luto” pela morte do homem que no Governo anterior serviu como ministro para os prisioneiros, tendo apelado ao “fim da cooperação” entre a AP e o Governo de Telavive. 

nuno.e.lima@sol.pt