Gin Lovers: Os amantes portugueses

A moda do gin chegou-nos recentemente de Espanha, através do Gin Club (agora chama-se The Gin House), no Porto, de Miguel Camões, e da Taberna Moderna (junto à Casa dos Bicos – Fundação Saramago), aberta em 2012 pelo galego Luís Carballo, em Lisboa.

Depois, um grupo de amantes de gins portugueses criaram uma página no facebook, e acabaram por fundar uma organização chamada Gin Lovers. Os nomes de alguns deles têm aparecido na imprensa: Miguel Somsen, Cláudio Cruz, Carlos Alves, Frederico Patrício, Daniel Carvalho ou José Lázaro.

Inicialmente, eram apenas um grupo de amadores que se juntavam para saborear um bom gin, enquanto procuravam ler e experimentar o que tivesse a ver com esta bebida. Criaram depois o primeiro dia nacional do gin tónico, a 21 de Junho do ano passado. E neste momento são responsáveis por um site com o nome da organização, pela publicação de uma revista trimestral, a Zest, jantares harmonizados com gin, workshops – e até a instalação do seu bar oficial num outro já existente no Cais do Sodré, o wine bar Vestigius.