Vhils debaixo do olho da CNN

Alexandre Farto, ou Vhils, vai estar em destaque no programa “Ones do Watch” (“A ter debaixo de olho”), transmitido pela norte-americana CNN. O programa irá para o ar na sexta-feira, às 10h30 e às 16h30 (horas de Lisboa) e repete no sábado, às 14:30 e 21:30, na segunda-feira, às 04:30 e às 09:30, e na…

Vhils debaixo do olho da CNN

O programa vai dedicar o episódio de Dezembro à arte urbana, “explorando a subcultura que está a tornar-se numa indústria de milhões de dólares”. De acordo com a CNN, Shepard Fairey (norte-americano responsável pelo projeto "Obey") e o britânico Steve Lazarides (dono de uma galeria de arte e agente de Banksy) escolheram o norte-americano POSE, a afegã Shamsia Hassani e Vhils como "Ones to Watch", "estrelas em ascensão na arte urbana".

O programa viajou até Cabul, no Afeganistão, Chigaco, nos Estados Unidos, e Lisboa, para "conhecer estes artistas promissores enquanto estes criam um mural ao longo do episódio".

Alexandre Farto, de 27 anos, começou por pintar paredes com "graffiti" aos 13 anos. Foi a escavar muros com retratos, que o jovem português captou a atenção do mundo. A técnica consiste em criar imagens, em paredes ou murais, através da remoção de camadas de materiais de construção, criando uma imagem em negativo.

O seu trabalho tem sido reconhecido a nível nacional e internacional, o que o levou já a vários cantos do mundo. Este mês desloca-se à Coreia do Sul, onde irá fazer uma intervenção numa sala de espectáculos.

Em Julho, Alexandre Farto inaugurou a sua primeira grande exposição numa instituição nacional, o Museu da Eletricidade, em Lisboa.

Este ano fica também marcado, na carreira do artista português, pela colaboração com a banda irlandesa U2, para quem criou um vídeo incluído no projecto visual "Films of Innocence", que foi editado na terça-feira e é um complemento do álbum "Songs of Innocence".

* com Lusa