Director de jornal indonésio acusado de blasfémia por cartoon sobre Estado Islâmico

O director de um jornal em língua inglesa na Indonésia foi declarado suspeito num caso de blasfémia depois de o diário publicar um cartoon sobre o Estado Islâmico, informou hoje a polícia. 

Meidyatama Suryodiningrat, diretor do Jakarta Post, enfrenta uma pena de prisão até cinco anos se for considerado culpado, num país com duras leis contra a blasfémia, já criticadas por grupos de defesa de direitos humanos.

O cartoon, publicado a 03 de Julho, mostra um homem e empunhar uma bandeira com a frase, em arábico, "Não há Deus além de Alá" juntamente com uma imagem de uma caveira e guerrilheiros armados.

Depois de protestos de grupos islâmicos, o Jakarta Post publicou um pedido de desculpas na primeira página, cinco dias depois da publicação do cartoon, insistindo que o objectivo era "criticar o uso de símbolos religiosos" e "censurar" o grupo terrorista do Estado Islâmico.

Ainda assim, um grupo chamado "Jakarta Muslim Preachers Corps" apresentou uma queixa à polícia que, hoje, informou que Suryodiningrat tinha sido oficialmente declarado culpado.

Lusa/SOL