Patti Smith vem a Portugal

Patti Smith é a primeira confirmação do Nos Primavera Sound 2015, que decorre entre 4 e 6 de Junho no Porto. O recinto do Parque da Cidade vai assim receber a lendária cantora norte-americana, num regresso a Portugal oito anos depois de ter passado pelo Coliseu dos Recreios, em Lisboa. 

O espectáculo acontece no âmbito das celebrações do 40.º aniversário do seu álbum de estreia histórico “Horses”. Produzido por John Cale, o trabalho foi editado em 1975 e antecipou os movimentos do punk, surpreendendo também pela fusão entre rock e experimentalismo. 

Considerada uma das artistas mais influentes de sempre, Patti Smith passará assim grande parte de 2015 em digressão pelo mundo, recordando o disco que a transformou num dos ícones do punk mais aclamados da história da música. 

Consigo traz o guitarrista Lanny Kaye e o baterista Jay Dee Daugherty, músicos que participaram nas gravações de “Horses”, bem como os seus filhos – Jackson e Jesse – que têm tocado consigo e estão, actualmente, a trabalhar no seu novo registo de originais.  

Prestes a completar 68 anos (o seu aniversário é no dia 30), além do novo disco, Patti Smith está também a preparar um segundo romance, depois de o aclamado “Just Kids”, uma espécie de autobiografia onde conta a história que partilhou com Robert Mapplethorpe, fotógrafo responsável pela retrato que ilustra, precisamente, a capa de “Horses”. 

alexandra.ho@sol.pt