‘Ida’ é campeão europeu do cinema

Na festa do cinema europeu, em Riga, a capital da Letónia, um filme a preto e branco acabou por ser o grande vencedor. Ao todo, arrecadou 5 prémios, quatro das cinco nomeações (apenas perdeu na actiz) para além do surpreendente prémio do público – que o ano passado tinha sido atribuído a A Gaiola Dourada,…

‘Ida’ é campeão europeu do cinema

Consequentemente, o russo Leviathan, de Andrey Zvyagintsev, foi o grande perdedor, não ganhando nenhuma das quatro nomeações, incluindo, Filme, Realizador, Actor e Argumento.

Ao representar o papel de uma mulher que tem de convencer os colegas para abdicarem do seu prémio para que mantivesse o seu emprego, a francesa Marion Cotillard tornou-se na Actriz Europeia do ano, em Dois Dias, Uma Noite, dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne. Ao passo que o britânico Timothy Spall repetiu o prémio de melhor ator que havia ganho este ano no festival de Cannes pela prestação como o papel do truculento pintor J. M. W. Turner, em Mr. Turner, dirigido por Mike Leigh.

Entretanto, o britânico Steve McQueen, realizador de 12 Anos Escravo ou Verhonha, já recebera o Prémio de homenagem pela sua contribuição ao cinema do mundo, tal como a realizadora belga Agnes Varda, com um prémio pela sua carreira.

Pawel Pawlikowski é o realizador europeu do ano com o profundamente tocante Ida, já editado em DVD no nosso país, sobre a  agradeceu aos restantes nomeados: “obrigado por serem perdedores… desta vez!”…

Já Wim Wenders, na nossa entrevista, elogiara a “diversidade e pujança do cinema europeu, com uma seleção enorme”, mas sem esquecer de referir que “os político têm de deixar de olhar apenas para os financiamentos”, acrescentando que “o cinema europeu é muito mais sexy do que isso”.

Foram estes os Prémios do Cinema Europeu! Par o ano há mais, em Berlim.

Palmarés

Filme Europeu

Ida

Realizador Europeu
Pawel Pawlikowski, por Ida 

Actor Europeu
Timothy Spall, por Mr. Turner

Actriz Europeia
Marion Cotillard, por Dois Dias Duas Noites

Comédia Europeia
The Mafia Only Kills in Summer, de Pierfrancesco Diliberto (Itália)

Argumento Europeu
Pawel Pawlikowski e Rebecca Lenkiewicz, por Ida

Descoberta Europeia (Fipresci)
The Tribe, de Myroslav Slaboshpytskiy

Documentário Europeu
Master of the Universe, de Marc Bauder (Alemanha/Áustria)

Animação Europeia
The Art of Happiness, de Alessandro Rak (Itália)

Curta metragem europeia
The Chicken, de Una Gunjak (Croácia)