Vida

7 dicas para 'apanhar' um mentiroso

Saber quando uma pessoa está a mentir pode facilitar a vida a muitos e poupá-lo de várias situações embaraçosas. Mas se há quem não saiba mentir, há quem seja muito bom na arte de enganar os outros.

O site Psychology Today dá-lhe sete pistas de atitudes que os mentirosos costumam ter para, desta forma, saber quando está a ser enganado:

1. Limpar a garganta

É uma resposta quase que automática ao stress, que muitas pessoas não conseguem controlar e é ainda mais difícil quando se está a mentir. Nestas ocasiões, a garganta seca uma vez que a sua hidratação se ‘redirecciona’ para a pele, em forma de suor.

2. Dificuldades em engolir

Mais uma vez, em resposta à falta de hidratação na garganta, uma pessoa que esteja a mentir tem maior necessidade de engolir também devido às respostas imediatas.

3. Mexer o queixo

Alguns ‘mentirosos’ têm tendência a mexer o queixo para a frente e para trás, um movimento que estimula as glândulas salivares, localizadas na parte de trás da garganta e, assim, mantêm a garganta hidratada.

4. Direcção do olhar e dos pés

Normalmente, o corpo está direccionado para o local onde a pessoa quer ir e, no caso dos que mentem, os olhos e os pés costumam estar apontados para a saída, uma resposta psicológica e física que corresponde à vontade de saírem de uma situação desconfortável.

Estar constantemente a consultar o relógio também é sinal de ansiedade.

5. Dificuldade em usar gestos

Os mentirosos ficam mais tensos e , por estarem numa situação desconfortável, têm dificuldade em gesticular .

6. Inclinar o corpo para trás

As pessoas geralmente afastam-se de uma fonte de ansiedade, logo procuram afastar-se fisicamente daqueles a quem estão a mentir. Costumam, especialmente, deixar pender a cabeça para trás.

7. Aparecimento da fossa jugular

A fossa jugular ou fúrcula suprasternal, uma pequena cavidade existente na base do pescoço e entre as clavículas, é um dos locais mais vulneráveis do nosso corpo porque afecta a respiração.

Quando se sentem ameaçados, os mentirosos costumam cobrir esta zona, quase como se estivessem a ‘esconder’ a mentira. As mulheres que estejam a mentir e usem colares costumam agarrá-los ou puxá-los para proteger a fossa jugular.

SOL