Beatriz Batarda eleita Melhor Actriz no Festival de Cinema Luso-Brasileiro

Beatriz Batarda venceu o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira pelo seu desempenho no filme “Yvone Kane”, de Margarida Cardoso, foi anunciado em comunicado.

Beatriz Batarda eleita Melhor Actriz no Festival de Cinema Luso-Brasileiro

O prémio, anunciado no domingo à noite, foi atribuído pelo júri da competição de longas-metragens da 18.ª edição do Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira.

Rodado em Portugal e em Moçambique, o filme é protagonizado por Beatriz Batarda (Rita) – que volta a colaborar com a realizadora Margarida Cardoso depois de "A Costa dos Murmúrios" -, Irene Ravache (Sara), e Gonçalo Waddington, no papel de marido de Rita (João).

Rita é uma mulher de luto pela sua filha recém-falecida, que volta ao país africano onde cresceu para investigar a verdade sobre a morte de Yvone Kane, uma ex-guerrilheira e activista política.

"Yvone Kane", resultado de uma co-produção luso-brasileira, teve estreia internacional em Outubro, no Brasil, no Festival do Rio de Janeiro, e participou ainda, em Novembro, na secção competitiva do Black Nights Film Festival, certame internacional que se realizou na Estónia.  

"Yvone Kane", produzido por Filmes do Tejo II, tem distribuição Midas Filmes e estreia, nas salas de cinema do circuito comercial, agendada para Fevereiro de 2015.

Além de Beatriz Batarda, Irene Ravache e Gonçalo Waddington, o filme conta ainda com os atores Mina Andala, Samuel Malumbe, Herman Jeusse, Iva Mugalela, Maria Helena, Mário Mabjaia, Francilia Jonaze, Adriano Luz, Anne Kristine, Rosa Vasco e João Manja.

Com escrita e realização de Margarida Cardoso, que já abordara a Guerra Colonial em produções como o documentário "Natal 71" e "A costa dos murmúrios" – a longa-metragem tem direcção de fotografia de João Ribeiro, montagem de João Braz e direcção de produção de João Ribeiro.

Lusa/SOL