Alemães no caminho do Sporting

O Sporting regressará à Alemanha para defrontar o Wolfsburgo na primeira ronda a eliminar da Liga Europa. O sorteio foi realizado esta segunda-feira em Nyon, Suíça, e definiu o primeiro encontro entre os ‘leões’ e o clube que terminou a última Bundesliga na quinta posição.

Alemães no caminho do Sporting

Depois de ter perdido o acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões para o Schalke 04, a equipa de Marco Silva regressa à Alemanha no dia 19 de Fevereiro, para disputar a primeira ‘mão’ da eliminatória. Uma semana mais tarde, no dia 26, disputa-se em Alvalade o encontro decisivo.

Com cinco representantes italianos, 11 antigos vencedores que acumulam 20 troféus da Liga Europa ou da sua antecessora Taça UEFA e ainda seis antigos vencedores da Liga dos Campeões, esta promete ser uma Liga Europa nivelada por cima.

O adversário alemão do Sporting é prova disso, mas aos ‘leões’ podiam ter calhado nomes mais sonantes como o Liverpool ou a Roma, mesmo sendo cabeças-de-série. Nesta primeira ronda já haverá confrontos ‘escaldantes’ como os holandeses do PSV frente ao Zenit de André Villas-Boas, o embate entre Tottenham e Fiorentina ou a ida à Alemanha dos detentores do título, Sevilha, para defrontar o Borussia de Mönchengladbach.

Além de não poder juntar equipas do mesmo país, o sorteio foi ainda condicionado pela decisão da UEFA em evitar confrontos entre equipas russas e ucranianas, devido ao conflito que os dois países mantêm a nível militar.

Os primeiros jogos da eliminatória disputam-se a 19 de Fevereiro de 2015, com a ronda decisiva agendada para a semana seguinte (dia 26). A final está marcada para o Estádio Nacional de Varsóvia, Polónia, a 27 de Maio.

Todos os jogos da primeira ronda a eliminar da Liga Europa:

Young Boys (SUI) vs Everton (ING)

Torino (ITA) vs Athletic Bilbao (ESP)

Sevilha (ESP) vs Borussia Mönchengladbach (ALE)

Wolfsburgo (ALE) vs Sporting (POR)

Ajax (HOL) vs Légia Varsóvia (POL)

AaB (DIN) vs Club Brugge (BEL)

Anderlecht (BEL) vs Dínamo Moscovo (RUS)

Dnipro (UCR) vs Olympiacos (GRE)

Trabzonspor (TUR) vs Nápoles (ITA)

Guimgamp (FRA) vs Dínamo Kiev (UCR)

Villarreal (ESP) vs Salzburgo (AUS)

Roma (ITA) vs Feyenoord (HOL)

PSV (HOL) vs Zenit (RUS)

Liverpool (ING) vs Besiktas (TUR)

Tottenham (ING) vs Fiorentina (ITA)

Celtic (ESC) vs Inter Milão (ITA)

nuno.e.lima@sol.pt