PCP condiciona coligação com PS

O líder comunista rejeitou hoje governar em coligação com o PS sem que os socialistas convirjam numa “política alternativa e de esquerda”, reiterando que o PCP está pronto para assumir as suas responsabilidades.

PCP condiciona coligação com PS

Jerónimo de Sousa anunciou ainda a realização de um encontro nacional dos comunistas, em 28 de Fevereiro, sob o lema "Não ao Declínio Nacional, Soluções para o País", na área metropolitana de Lisboa, por decisão do comité central, reunido na véspera, também na sede do partido.

"A primeira crítica que fazemos ao PS é que não propõe essa ruptura e esse confronto com a política de direita. O PS não se demarca nem tem resposta – a questão da renegociação da dívida, a demarcação desse colete de forças que é o Tratado Orçamental, uma posição muito híbrida em relação à política fiscal, uma linha de afirmação de continuidade das privatização, discutindo no caso da TAP se é 49 se é 66%, não compromisso da devolução do que foi extorquido aos reformados e pensionistas, remetendo tudo para a concertação social", elencou.

Para o secretário-geral do PCP, "não é a crítica pela crítica, nem se António Costa é mais à esquerda ou à direita que o seu antecessor" – "o problema é de saber se o PS está disposto a romper com este caminho para o desastre ou se, com uma ou outra proposta positiva, quer o mesmo" e "não qualquer divergência pessoal ou problema de relacionamento institucional", disse.

"A ideia é um pouco peregrina. Cada partido tem uma natureza de classe. A direita não o é pelo nome é porque tem uma política de direita. Então, podíamos misturar aqui, numa espécie de albergue espanhol, todos ao molho e fé em Deus, independentemente daquilo que cada um defende ?", criticou, questionado sobre a intenção do líder socialista de passar a contar com outros parceiros sem os habituais partidos do denominado "arco da governação".

O dirigente do PCP lembrou ainda "a erupção do caso dos vistos ´gold' e da situação que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates", como "novos episódios numa sucessão de casos", como o do Grupo Espírito Santo/Banco Espírito Santo, de "proliferação de actividades ilícitas e danosas" que "não podem ser desligadas da política de direita".

"Apesar de tudo, o Mundo move-se. A confiança e esperança que temos é que isto não há de ser sempre assim. O povo português, o tal soberano, pode decidir que ninguém é dono dos votos e que essa alteração da relação de forças se dê. Não é apenas optimismo histórico. Estamos confiantes de que seríamos capazes de dar contributo bom se assumíssemos essas responsabilidades", concluiu.

Lusa/SOL