Antigo guarda de Auschwitz vai a julgamento

Aos 93 anos, Oskar Groening vai ser julgado na Alemanha por envolvimento na morte de centenas de milhares de judeus no campo de concentração de Auschwitz.

Antigo guarda de Auschwitz vai a julgamento

Segundo o The Telegraph, o ex-oficial da SS e guarda do campo está acusado de ser cúmplice em mais de 300 mil homicídios. Está ainda acusado de ajudar financeiramente o regime Nazi, uma vez que era o responsável que tratava dos bens materiais da vítimas, revistando as malas à chegada ao campo.

Groening, que esteve em Auschwitz durante dois anos, só será julgado por crimes cometidos entre 16 de Maio e 11 de Julho de 1944. Nessa altura, deram entrada no campo vindos da Hungria 425 mil pessoas, das quais 300 mil foram directamente encaminhadas para as câmaras de gás.

O guarda, que deverá ser o último homem a ser julgado por crimes contra a humanidade cometidos naquele campo, admitiu ter estado em Auschwitz mas alegou não ter estado envolvido nos homicídios em massa, estando apenas encarregue das malas.

Dos mais de 6.500 militares da SS que estiveram neste campo de concentração e que sobreviveram à II Guerra Mundial, apenas 49 foram condenados por tribunais alemães e cerca de 700 por tribunais polacos.

Pelo menos 1,1 milhões de judeus, milhares de ciganos e prisioneiros polacos e soviéticos morreram em Auschwitz, o maior campo de concentração do regime Nazi. Para além das atrocidades sofridas em vida, as vítimas eram sujeitas a actos de profanação dos seus cadáveres: os ossos eram utilizados como fertilizantes e as cinzas dos corpos eram usados nas construções de estradas.

O julgamento terá início na Primavera de 2015.