Primeiros-ministros de Portugal e Cabo Verde reúnem-se esta quarta-feira

Os primeiros-ministros de Portugal e de Cabo Verde encontram-se hoje em Lisboa, na terceira cimeira entre os dois países, que terá como tema o “Mar” e servirá para aprofundar a cooperação bilateral.

Primeiros-ministros de Portugal e Cabo Verde reúnem-se esta quarta-feira

Os chefes dos governos português, Pedro Passos Coelho, e cabo-verdiano, José Maria Neves, reúnem-se durante a manhã, no Palácio das Necessidades, sede do ministério dos Negócios Estrangeiros, antes de uma reunião plenária com a presença dos membros dos executivos, secretários de Estado e embaixadores que compõem as delegações dos dois países.

Também durante a manhã, os ministros encontram-se em reuniões sectoriais, nas áreas dos Negócios Estrangeiros, Agricultura e Mar e Economia e Turismo.

No final da manhã serão assinados diversos instrumentos de cooperação, entre os quais entre os quais acordos, protocolos, memorandos de entendimento – em áreas diversas, seguindo-se uma conferência de imprensa com os dois chefes de Estado. A cimeira termina com um almoço final. 

Portugal e Cabo Verde vão abordar o "grande potencial que o mar tem e que merece ser valorizado nos contextos económico, ambiental e social", disse à Lusa fonte do gabinete de Passos Coelho.

A erupção do vulcão na ilha do Fogo estará também em destaque: "Será dada relevância à situação dramática que Cabo Verde vive" actualmente, acrescentou a fonte governamental, salientando que Portugal tem "respondido prontamente" aos pedidos de apoio das autoridades cabo-verdianas. 

Por Portugal, participam, além de Pedro Passos Coelho, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, o ministro da Economia, António Pires de Lima, a ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e ainda o embaixador português na Praia, Bernardo Lucena.

Além de José Maria Neves, a delegação cabo-verdiana é composta pelo ministro das Relações Exteriores, Jorge Tolentino Araújo, a ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima, Sara Lopes, a ministra do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes, a ministra das Comunidades, Maria Fernanda Fernandes, e a embaixadora de Cabo Verde em Lisboa, Madalena Neves. 

Portugal e Cabo Verde realizaram a primeira cimeira bilateral em Junho de 2010, em Lisboa, reunindo-se novamente no Mindelo (ilha de São Vicente) em Dezembro de 2012. 

Lusa/SOL