Empresa vendeu ‘cocó de vaca’ a milhares de pessoas na internet

A Cards Against Humanity, empresa americana conhecida pelo seu jogo de cartas com o mesmo nome, é famosa por lançar produtos estranhos e enganadores, principalmente na altura da Black Friday. Este ano, no final de Novembro, estava à venda online uma caixa com ‘cocó de vaca’. 30 mil pessoas compraram a caixa em apenas duas…

A caixa preta ‘Bullshit by Cards Against Humanity’, com o desenho e estilo do jogo de cartas da empresa de Chicago, estava à venda por seis dólares, mas na descrição do produto estava claramente escrito que se tratava de fezes. Em duas horas o stock foi esgotado, mas só passados alguns dias é que os compradores, ao receberem a encomenda em casa, perceberam que era mesmo uma caixa com 'cocó de vaca'.

Muitos clientes, fãs do jogo, achavam que a encomenda podia ter novos cartões com perguntas e respostas para Cards Against Humanity – um jogo em que as perguntas são irónicas, sarcásticas ou polémicas (para adultos) e a ideia é escolher a resposta mais engraçada possível de outro cartão. Isso já tinha acontecido antes, quando a empresa passou a disponibilizar uma caixa maior para o jogo (que já recebeu actualizações), por 15 dólares. A caixa, que ainda está à venda, vem vazia, à excepção de alguns cartões extra para jogar.

A caixa Bullshit tinha apenas um desenho estilizado de um ‘cocó’ sorridente nos lados, e por baixo podia ler-se: ‘Caixa feita na China, Cocó feito na América’. A empresa explicou mais tarde que as fezes foram compradas a um rancho do Texas, que faz um tratamento de pasteurização para que possam ser transportadas e vendidas.

O jogo Cards Against Humanity foi lançado em 2011 nos Estados Unidos, com sucesso imediato. Neste momento já existem versões internacionais para o Canadá, Reino Unido e Austrália.

Em 2012, começando a ‘saga’ anti-Black Friday e época natalícia, a empresa propôs um negócio ‘pague o que quiser’. 20% dos clientes não pagaram nada e mais de metade optou por cinco dólares (o preço normal é 25 dólares), mas mesmo assim a Cards Against Humanity conseguiu um lucro acima de 70 mil dólares para os jogos vendidos. Esse dinheiro foi doado à Wikipédia. Já no ano passado, em vez de fazer as tradicionais promoções de Acção de Graças, a empresa aumentou o preço do jogo em cinco dólares.

Este ano também já se sabe o que vai ser feito com os lucros gerados pela 'cocó de vaca'. Vão ser doados à Heifer International, uma ONG que combate a pobreza e a fome.

emanuel.costa@sol.pt