Rodrigo Costa assume presidência da REN em Fevereiro

O antigo presidente da Zon, Rodrigo Costa, será o novo  presidente executivo da REN a partir de 1 de Fevereiro de 2015.

Rodrigo Costa assume presidência da REN em Fevereiro

Em comunicado enviado ao regulador do mercado (CMVM) a REN informa que o “Conselho de Administração deliberou, por unanimidade, com efeitos a partir de 01 de Fevereiro de 2015, nomear o senhor Rodrigo Costa como presidente da Comissão Executiva, mantendo-se em funções os outros dois membros da Comissão Executiva”, Gonçalo Morais Soares e João Faria Conceição.
 
Tal como o SOL já tinha noticiado, o nome do gestor era o melhor posicionado na shortlist do processo de recrutamento. A lista incluía Pedro Resende, da AT Kerney, e o presidente da Efacec, João Bento.
 
Rodrigo Costa saiu da Zon depois da fusão com a Optimus – as duas empresas passaram a utilizar a marca comum Nos. Está agora como presidente da Unicre.
 
O lugar na REN está vago desde Março deste ano, com a saída de Rui Cartaxo. Está a ser ocupado de forma transitória por Rui Vilar, que acumula essa tarefa com a de presidente do Conselho de Administração da empresa.
 
De acordo com o mesmo comunicado Rui Vilar renunciou ao cargo de presidente da Comissão Executiva, com produção de efeitos a 31 de Janeiro, mantendo-se em funções como presidente do Conselho de Administração da empresa.
 
Os vogais do Conselho de Administração, Luís Amado e Haibin Wan, renunciaram aos seus cargos ontem, sendo substituídos por Rodrigo Costa e Longhua Jiang.
 
Depois de um processo de privatização concluído este ano, o maior accionista da REN são os chineses da State Grid, com uma participação de 25%.

sara.ribeiro@sol.pt