Portugal em alerta devido ao nevoeiro

Seis distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de nevoeiro persistente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível às 06:00 na página da internet do IPMA, os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo entre as 00:00 de hoje e as 15:00 de sábado devido à previsão de nevoeiro persistente, podendo dissipar-se temporariamente durante a tarde.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje períodos de maior nebulosidade no litoral centro durante a manhã, vento em geral fraco predominando do quadrante norte, temporariamente moderado no litoral oeste a sul do Cabo Mondego, neblina ou nevoeiro matinal, persistindo em alguns locais das regiões do interior, formação de geada, em especial nas regiões do interior e pequena descida da temperatura mínima.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros em geral fracos, mais frequentes nas vertentes norte da ilha e vento moderado de nordeste.

Nos Açores prevê-se para o grupo ocidental (Flores e Corvo) céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade ao longo da tarde, períodos de chuva durante a madrugada e manhã, possibilidade de neblinas e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora rodando para sul.

Nos grupos Oriental (S. Miguel e Santa Maria) e Central (S. Jorge, Terceira, Faial, Pico e Graciosa) estão previstos períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, possibilidade de neblinas na costa sul das ilhas e vento sul bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Leiria, Viana do Castelo, Porto, Braga, Portalegre e Beja prevê-se uma máxima de 14 graus Celsius, Vila Real 11, Bragança 10, Guarda 8, Castelo Branco e Viseu 13, Évora 15, Faro 18, Funchal 19, Santa Cruz das Flores 17 e Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 16.

Lusa/SOL