Sociedade

A ceia televisiva de Natal

Há certas coisas sem as quais o Natal não teria o mesmo sabor e as televisões fazem o que podem para cumprir as expectativas. Assim, a programação dos próximos dias serve os tradicionais filmes de bons sentimentos e comédias, muitos infantis e alguns de acção. E depois há o circo e os concertos que são característicos, sobretudo, da oferta da estação pública.

Este sábado, para os nostálgicos do grande espectáculo circense, a SIC transmite o especial de Natal do Circo de Montecarlo, com a habitual presença de elementos da família Grimaldi.

 Ainda sem as datas todas definidas, a SIC prepara uma quinzena repleta de cinema para o sapatinho dos seus espectadores. Os filmes de animação para toda a família são o prato forte: haverá Força Ralph (dia 24), Arthur Christmas e Toy Story Que o Tempo Esqueceu (dia de Natal) e também Idade do Gelo 4: deriva Continental (ainda sem data). Também para reunir a família, mas sem ser animação, a SIC transmite OZ: O Grande e Poderoso, a 24, com James Franco e Mila Kunis, e, no dia 25, A Vida de Pi, a obra de Ang Lee que recebeu o Óscar de Melhor Filme de 2013. O Hobbit: Uma Viagem Inesperada, e o último 007, Skyfall, assinado por Sam Mendes, são outras das apostas da estação.

A TVI quer fazer especialmente felizes as crianças. Na véspera de Natal, a estação exibe O Panda do Kung Fu 2, Mr Bean em Férias e, à noite, Beethoven Salva o Natal. A consoada conta ainda com o filme de acção Velocidade Furiosa 5, para os adultos. Na tarde de Natal, as crianças poderão ver o já clássico Shrek Para Sempre. Para maiores de 16 anos, à noite é exibido Corrida Mortal: Inferno. 

O triunfo do clássico

A RTP pensou na época de festas de uma forma mais global. Há filmes, sim, mas também outras coisas. Entre os filmes, destaca-se Música no Coração, no dia 25, o clássico com o qual se pode sempre contar nesta época. Também no dia de Natal a televisão pública brinda os espectadores com a Grande Revista à Portuguesa, de Filipe La Féria, e à noite com o Circo de Natal 2014, com a transmissão de um espectáculo do Circo Victor Hugo Cardinali. Uma trilogia do mais clássico e seguro que se pode imaginar. 

A noite acaba com a comédia A Campanha e só à 01h45 é transmitido o Concerto de Natal RTP com a orquestra de Rui Massena e vários convidados, como Luísa Sobral, J.P. Simões e os Diabo na Cruz. O Concerto de Natal terá uma segunda parte na noite de 26, às 01h15. 

Quanto ao réveillon, na RTP a transição deste ano para o próximo é feita com um especial The Voice e The Voice Kids, que conta com a participação de Tony Carreira e muitas caras conhecidas da estação. 

Fim de ano, fim de séries

Na FOX a noite de 25 de Dezembro também é celebrada, mas não com cânticos. É uma noite especialmente aguardada pelos fãs de Segurança Nacional, que terão direito a ver o último episódio da quarta temporada da série protagonizada por Claire Danes. Na tarde de 25, a FOX fará uma maratona dos sete episódios de Gotham já transmitidos. E a FOX Life prefere uma tarde romântica com o filme O Amor Acontece e uma maratona de Anatomia de Grey.

O já célebre episódio do Natal em Downton Abbey será emitido na Fox Life a 30 de Dezembro – é o último da quinta temporada da deliciosa telenovela de época e tem a participação especial de George Clooney (que, aliás, comprou recentemente uma propriedade senhorial perto de Highclere Castle, no Hampshire).

telma.miguel@sol.pt