Canalizador descobre o seu carro em imagem de terroristas sírios

Mark Oberholtzer, um canalizador americano do Texas, viu a sua vida envolvida repentinamente na guerra da Síria, tudo por causa de um carro. Esta semana a sua empresa começou a receber telefonemas com ameaças, porque uma das suas carrinhas pick-up aparecia numa imagem de terroristas sírios.

Na imagem, colocada no Twitter pela brigada síria Ansar al-Deen pode ver-se uma carrinha preta, com uma grande metralhadora montada na caixa atrás, mas também se consegue ver um grande logótipo empresarial: Mark-1 Plumbing, a empresa de canalizações do Texas.

Mark vendeu a carrinha em Novembro do ano passado e não faz ideia de como a mesma foi parar à Síria, a milhares de quilómetros de distância. Mais do que isso, não entende como é que a AutoNation, a empresa que tratou da venda da carrinha, não tirou os decalques da sua empresa. O que Mark sabe é que os telefones da empresa e os pessoais não têm parado de tocar, e já foram até desligados por medo.

Chovem telefonemas de pessoas a criticar a Mark-1, de todos os lados dos Estados Unidos, acusando-os de terrorismo ou ajuda ao terrorismo, e tanto funcionários como familiares temem pela sua segurança. “Não queremos problemas, não temos nada a ver com terrorismo”, garantiu à imprensa americana Mark Oberholtzer, habitante de um dos Estados americanos mais conservadores e que mais apoiam acções militares do país contra terroristas.

emanuel.costa@sol.pt