Jorge Jesus

Foi uma vitória que lhe caiu do céu a que o Benfica conseguiu no Dragão, tanto mais que estava em risco de perder a liderança do Campeonato logo após ter sido prematuramente eliminado das competições europeias. O triunfo no Dragão, com uma razoável dose de sorte, esvaziou a onda de contestação dos adeptos que começava a tornar-se ameaçadora. Tem agora 6 confortáveis pontos de avanço mas, num Campeonato mais longo do que o habitual (com 34 jornadas e ainda faltam 21) e sem Enzo Pérez, não vai ser fácil chegar ao título de bicampeão.

SOMBRA 

Joana Amaral Dias

A ideia de fazer uma espécie de sucursal do partido espanhol 'Podemos', além de pouco original e tardia, só vem acentuar a já preocupante pulverização de ex-bloquistas em novos grupos e grupinhos, movimentos e manifestos – cada qual ao sabor das vaidades pessoais e dos egos políticos que por lá pululam. A desunião faz a força – parece ser também o lema deste 'Juntos Podemos'.

Arménio Carlos

Tem sido incansável a alimentar a fogueira das greves na TAP, no Metro ou nos comboios da Refer. Percebe-se que a força sindical do PCP e da CGTP tem vindo a diminuir e a resistir, sobretudo, no bastião das empresas públicas de transportes. Daí esta guerrilha sem escrúpulos – que não poupa emigrantes nem datas como o Natal e o Fim do Ano – de greves a eito contra privatizações e fusões. É uma luta inglória e da qual a CGTP não sai nada bem na fotografia.

jal@sol.pt