Opiniao

Sol & Sombra

SOL

Maria Luís Albuquerque

Todos os indicadores relevantes parecem soprar a favor da ministra das Finanças: as receitas fiscais superam os objectivos, as exportações voltam a subir, o preço do crude não pára de descer - e tudo se conjuga para que o défice de 2014 fique mesmo abaixo da meta dos 4% (em 3,7% ou 3,8%). Por outro lado, a sua cotação política continua a aumentar e o seu nome já é disputado pelas distritais do PSD para encabeçar as listas às legislativas de 2015. Só precisa de evitar gafes como a de dizer que Passos Coelho será um excelente líder da Oposição. Percebe-se a ideia, mas a mensagem que passa é, no mínimo, infeliz.

Jorge Jesus

Foi uma vitória que lhe caiu do céu a que o Benfica conseguiu no Dragão, tanto mais que estava em risco de perder a liderança do Campeonato logo após ter sido prematuramente eliminado das competições europeias. O triunfo no Dragão, com uma razoável dose de sorte, esvaziou a onda de contestação dos adeptos que começava a tornar-se ameaçadora. Tem agora 6 confortáveis pontos de avanço mas, num Campeonato mais longo do que o habitual (com 34 jornadas e ainda faltam 21) e sem Enzo Pérez, não vai ser fácil chegar ao título de bicampeão.

SOMBRA 

Joana Amaral Dias

A ideia de fazer uma espécie de sucursal do partido espanhol 'Podemos', além de pouco original e tardia, só vem acentuar a já preocupante pulverização de ex-bloquistas em novos grupos e grupinhos, movimentos e manifestos - cada qual ao sabor das vaidades pessoais e dos egos políticos que por lá pululam. A desunião faz a força - parece ser também o lema deste 'Juntos Podemos'.

Arménio Carlos

Tem sido incansável a alimentar a fogueira das greves na TAP, no Metro ou nos comboios da Refer. Percebe-se que a força sindical do PCP e da CGTP tem vindo a diminuir e a resistir, sobretudo, no bastião das empresas públicas de transportes. Daí esta guerrilha sem escrúpulos - que não poupa emigrantes nem datas como o Natal e o Fim do Ano - de greves a eito contra privatizações e fusões. É uma luta inglória e da qual a CGTP não sai nada bem na fotografia.

jal@sol.pt