Quercus divulga equipamentos que menos consomem energia

A associação ambientalista Quercus divulgou hoje uma lista de uma dezena de equipamentos que considera mais eficientes em termos de consumo energético, destacando a grande evolução das lâmpadas LED, que hoje podem substituir praticamente todas as outras.

As lâmpadas LED (díodo emissor de luz) destacam-se pelo baixo consumo em relação às incandescentes e começaram a ser comercializadas há pouco mais de cinco anos. A Quercus apresenta uma lista de 11 marcas e escolhe algumas que considera serem as que menos custos representam para o consumidor.

Através do projecto "topten.pt" (www.topten.pt) a associação ambientalista pretende informar os consumidores sobre os equipamentos com melhor desempenho energético e da lista fazem parte sugestões de outras marcas que vão de monitores a máquinas de lavar roupa e loiça, frigoríficos e arcas congeladoras, televisões, impressoras, máquinas de café e até automóveis.

"Em véspera de Natal, altura que muitos portugueses aproveitam para realizar algumas compras e em que habitualmente aumenta o consumo deste tipo de produtos, a Quercus aproveita para apelar a uma compra criteriosa, que tenha sempre em consideração os dados de consumo energético do equipamento a adquirir, o qual terá impacto na despesa decorrente da sua utilização", diz a associação em comunicado.

No projecto Topten (que faz parte de uma rede europeia de 18 países) estão actualmente representadas 78 marcas, quase metade já tendo aderido ao Selo Topten, uma marca disponibilizada pela Quercus e que pode ser colada nos equipamentos.

Lusa/SOL