Natal: O perigo está na estrada

Nos últimos cinco anos, 22 pessoas perderam a vida em acidentes ocorridos nos dias 24 e 25 de Dezembro. Outras 79 tiveram de ser hospitalizadas e 1.034 sofreram ferimentos ligeiros.

Só no ano passado, nestes dois dias, a Polícia registou 173 acidentes, que causaram cinco vítimas mortais e 14 feridos graves – entre eles duas menores (uma menina com menos de cinco anos e outra com menos de 14). Dos 240 feridos leves, 25 eram menores (cinco tinham menos de cinco anos e seis menos de dez).

Os dados adiantados ao SOL pela ANSR revelam que a maioria dos desastres aconteceu entre o meio-dia e as 18h, e dentro das localidades (64%).

Segundo as estatísticas, nesta época do ano é mais perigoso circular em arruamentos (83 acidentes) e em estradas nacionais (36), sendo aí que se concentra o maior número de acidentes com vítimas, mortos e feridos graves. Só na estrada nacional 114, que liga o Cabo Carvoeiro (na região do Oeste) a Évora, as autoridades registaram três das cinco vítimas mortais e cinco dos 14 feridos graves na época natalícia.

Na lista das vias onde neste período houve mais acidentes com vítimas, surgem à cabeça a A24 (que liga Aveiro à Guarda) e a A25 (que liga Viseu a Chaves): na primeira houve quatro acidentes (que causaram seis feridos leves) e na segunda três acidentes (oito feridos leves). E logo de seguida, a A7, o IC2, o IP3 e o IP7: em cada uma, ocorreram três acidentes com vítimas.

GNR atenta a ultrapassagens irregulares

Este ano, adiantou ao SOL o Coronel Barão Mendes, a GNR estará particularmente atenta a ultrapassagens irregulares, a cedências de passagem e a mudanças de direcção, por serem as manobras de maior risco tipicamente praticadas nesta altura do ano, sobretudo em estradas nacionais.

 Ao todo, serão mobilizados cerca de 1.500 militares para patrulhar os principais itinerários que ligam os centros urbanos ao interior do país. A operação 'Natal tranquilo' começa hoje e terminará a 28 de Dezembro.

Hoje, a fiscalização será mais intensiva das 14h às 24h, amanhã das 8h às 19h e no último dia da operação – quando muitos portugueses farão a viagem de regresso – das 10h às 22h.

Em 2013:
Duas menores ficaram feridas com gravidade em acidentes ocorridos nos dias 24 e 25 de Dezembro.

Nacional 114 foi a via mais mortífera neste período, com três das cinco vítimas mortais. 

Lisboa e Porto são os distritos onde se concentra metade da sinistralidade neste período. 

Período crítico situou-se entre as 12h e as 18h, quando a Polícia registou o maior número de acidentes com vítimas.

sonia.graca@sol.pt