Banco de Portugal não vai transferir responsabilidade do BES para Novo Banco

O Banco de Portugal deliberou não transferir “a responsabilidade contraída pelo Banco Espírito Santo perante a Oak Finance Luxembourg S.A.” para o Novo Banco, comunicou ontem a instituição bancária.

Segundo um comunicado publicado hoje na página na internet da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a deliberação do Banco de Portugal, com efeitos retroactivos a 3 de Agosto passado, "tem um impacto positivo em reservas no Novo Banco de 548,3 milhões de euros".

A 3 de Agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do Banco Espírito Santo (BES), após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os activos e passivos tóxicos, assim como os accionistas) e o banco de transição, designado Novo Banco.

A deliberação do Banco de Portugal foi conhecida no mesmo dia em que o banco espanhol Santander formalizou a manifestação de interesse na aquisição do Novo Banco.

O Santander é a segunda entidade a dar este primeiro passo na corrida pela compra do Novo Banco, depois do banco BPI.

O Fundo de Resolução, que detém 100 por cento do Novo Banco, deu início ao processo de venda do Novo Banco no dia 4 de Dezembro.

O negócio vai decorrer ao longo de quatro fases: manifestações de interesse, propostas não-vinculativas, propostas vinculativas e decisão final, estando a primeira já calendarizada para ser fechada até às 17h00 do último dia deste ano.

Lusa/SOL