Portugueses gastam 80 euros em bacalhau para a ceia de Natal

Os consumidores portugueses gastarão em média, neste Natal, 80 euros em bacalhau. Esta é uma das conclusões de um estudo levado a cabo pelo IPAM – The Marketing School, durante as duas primeiras semanas de Dezembro, e que procura compreender o comportamento de compra de produtos alimentares específicos da época natalícia.

A investigação revela ainda que 67% dos inquiridos compra o bacalhau em Dezembro, sendo que 8% opta por antecipar-se à época, adquirindo o peixe antes. Já um em cada quatro dos inquiridos respondeu que só compra bacalhau salgado em promoção.

Quanto ao local de compra, a primeira opção dos consumidores portugueses passa pelos hipermercados (55%), seguindo-se as lojas de comércio tradicional (43%). 63% compra bacalhau seco inteiro, 28% adquire bacalhau seco às postas e 9%  prefere congelado.

Finalmente, o estudo do IPAM revela que o bacalhau é, efectivamente, o produto alimentar mais comprado na época natalícia, estando presente na ceia de 71,9% dos portugueses. Seguem-se os doces típicos (54,4%) e o bolo-rei (52,6%).

Recorde-se que Portugal é o maior consumidor de bacalhau do mundo, sendo responsável por 25% do consumo global. E, segundo dados da Associação dos Industriais do Bacalhau, nos últimos três anos, o consumo aumentou cerca de 14%, ultrapassando as 70 mil toneladas anuais,

Ao SOL, a AIB adiantou ainda que as vendas de época representam cerca de 30% das anuais: entre Novembro e Dezembro, vendem-se cerca de 20 mil toneladas do peixe nas duas formas de apresentação principais, salgado seco e demolhado ultracongelado. 

sonia.balasteiro@sol.pt