Mercado imobiliário continua em aceleração

Apesar de surgirem notícias que podem prejudicar o mercado imobiliário, este continua em crescimento e a recuperar a confiança. O dinamismo tem crescido ao longo de 2014 e, se em Março o Índice de Dinamismo Imobiliário era de 45,6 pontos, em Maio já era de 49,6 e em Agosto atingia os 52,8.

Números que comprovam que o mercado imobiliário em Portugal volta a mexer. A prova está igualmente no aumento do volume de transacções globais. Em Março foram efectuadas 7.535, em Maio 8.196 e 9.029 em Julho.

Leiria e Pombal foram os municípios que apresentaram um maior dinamismo imobiliário, seguidos de Vila Nova de Gaia, Porto e Lisboa. A nível distrital Viseu liderou, seguindo-se Aveiro, Coimbra, Porto, Leiria, Braga, Lisboa e Faro, com Évora no final da tabela.

Os dados constam do Market Outlook de Novembro de 2014 – do Gabinete de Estudos da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal – e vêm no seguimento da evolução do clima económico em Portugal. Se em Maio o indicador era de 0,1 pontos, em Setembro e Outubro já foi de 0,7. 

Também o Indicador de Confiança na Construção tem vindo a subir e, apesar de continuar em terreno negativo, subiu de -45,2 pontos em Maio para -40,8 em Outubro. O mesmo aconteceu no Índice de Confiança da Mediação Imobiliária, que tem vindo a subir ao longo de todo o ano.

Para esta confiança contribuiu o investimento directo estrangeiro no imobiliário nacional. Em Fevereiro foram aplicados 83,5 milhões de euros, em Junho subiu para 127,4 milhões, e em Julho já estava nos 136,6 milhões de euros.

Valores sob gestão dos fundos imobiliários em queda

Os fundos de investimento imobiliário foram os únicos a registar quedas ao longo do ano. Em Abril, o valor sob gestão era de 12,94 mil milhões de euros, baixando para 12,8 mil milhões em Julho e 12,75 mil milhões em Setembro. 

Nesse mês, a Interfundos e a Funder destacavam-se como as maiores entidades gestoras de fundos de investimento imobiliário em Portugal.

Curiosamente, na fatia específica do arrendamento, o valor sob gestão de fundos de investimento imobiliário manteve-se praticamente inalterado este ano, com um valor na ordem dos 1,6 mil milhões de euros.

Fonte: Gabinete de Estudos da APEMIP 

piedadepedro@gmail.com