Governo do Irão começou a censurar imagens no Instagram

O Irão começou a censurar as imagens publicadas no aplicativo de partilha de fotos Instagram, removendo conteúdo que considera “ofensivo”, como parte de um projecto do governo para examinar contas de redes sociais, informou hoje a imprensa local.

"A filtragem de páginas com conteúdo imoral no Instagram começou na quarta-feira à noite no Instagram," disse o governo do Irão.

O jornal Shargh, citando a agência oficial de notícias Fars, disse que o acesso a outros lugares ainda era possível.

"Com o sucesso da filtragem de conteúdo ofensivo em redes sociais, não é necessário muito tempo para bloqueá-los completamente e os usuários podem aceder ao sítio de forma correcta", acrescentou a mesma fonte.

De acordo com a Fars, o ministro das telecomunicações Mahmoud Vaezi disse que a primeira fase do plano do governo para filtrar o conteúdo foi "bem-sucedido na rede que estava sob a maior pressão", referindo-se ao Instagram.

Acrescentou que entre cinco e 10 por cento de conteúdo seriam afectados pelas medidas.

Em Outubro, uma conta do Instagram com o nome Rich Kids de Teerão foi temporariamente bloqueada devido à existência de várias fotos que mostravam raparigas vestidas com roupas ocidentais em festas onde havia bebidas alcoólicas.

As autoridades iranianas bloqueiam, com frequência, o acesso a redes sociais, como o Twitter ou o Facebook, factos que os críticos do governo e a oposição usam para criticar o governo de Teerão.

Lusa/SOL