Morreu a actriz Luise Rainer

A atriz norte-americana Luise Rainer, que conquistou dois Óscares consecutivos na década de 1930, morreu hoje em Londres aos 104 anos, vítima de pneumonia, afirmou a família.

Morreu a actriz Luise Rainer

Luise Rainer, de origem judia e nascida na Alemanha, foi uma das estrelas do cinema norte-americano nos anos 1930, depois de ter assinado um contrato com a Metro-Goldwyn-Mayer, em Hollywood.

A atriz tornou-se famosa por ter sido a primeira mulher a conquistar o Óscar de melhor representação em dois anos consecutivos, em 1936 e 1937, com os filmes "O grande Ziegfeld" e "Terra bendita".

Depois desses dois prémios, a carreira de Luise Rainer terá perdido fulgor nos anos seguintes. Muitos afirmam que ela foi vítima da "maldição dos Óscares", entrou em conflito com Louis B. Meyer, dos estúdios Metro-Goldwyn-Mayer, mudou-se de Los Angeles para nova Iorque e o último filme que protagonizou já foi em 1943, em "Hostages".

Depois disso, Luise Rainer teve participações pontuais no cinema e em séries de televisão, mas não voltou a brilhar com nos anos 1930.

Em 1997 entrou no filme "The Gambler", de Károly Makk, uma adaptação de "O Jogador", de Fedor Dostoievski.

Na história dos prémios de cinema Óscares, depois de Luise Rainer, apenas quatro actores receberam prémios em anos consecutivos: Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Jason Robards e Tom Hanks.

Lusa/SOL